Procedimentos

Dermatologia Cirúrgica

Compreende os procedimentos realizados na pele e no tecido subcutâneo utilizando técnicas cirúrgicas de diagnóstico e tratamento.
Biópsia de pele e couro cabeludo: a biópsia consiste na retirada de um fragmento de tecido para avaliação por um médico patologista (avaliação histopatológica). É um exame auxiliar para diagnóstico de diversas doenças de pele.

Consiste na retirada de lesões benignas, suspeitas ou malignas como nevos, ceratoses, pólipos, tumores de pele. Podem ser utilizadas diferentes técnicas, de acordo com indicação médica, localização, profundidade, tamanho, risco de cicatriz.

Método que destrói lesões da pele ou mucosas através da aplicação de nitrogênio líquido. Pode ser utilizado para diversos tipos de lesões, benignas, pré-cancerosas e cancerosas superficiais, isoladamente ou em associação com outras técnicas. O número de sessões é variável, podendo ser necessário várias aplicações. Verrugas vulgares e ceratoses actínicas são as principais lesões tratadas com crioterapia. Após a aplicação pode ocorrer vermelhidão local, desconforto local, dor, coceira, formação de bolhas, crostas e descoloração da pele. Não necessita de anestesia.

Utiliza-se de corrente elétrica e calor para destruição das lesões. Verrugas, pólipos fibroepiteliais, acrocórdons, ceratoses seborréicas e actínicas, hiperplasias sebáceas são exemplos de lesões que podem ser tratadas com esse método. Geralmente realizada com anestesia tópica (em creme) ou local.
Aplicação de substâncias sobre a lesão objetivando sua remoção. Pode ser utilizada no tratamento de ceratoses seborréicas, verrugas virais, granulomas piogênicos, melanoses solares. Não necessita de anestesia.
A injeção de corticóide dentro da lesão pode ser utilizada para tratamento de cicatrizes (quelóides) e outras doenças da pele e do couro cabeludo, como por exemplo alopecia areata, lúpus cutâneo e granuloma anular.